Kolaborativa – Códigos abertos (e portas também!)

gallery post
gallery post
gallery post
gallery post
gallery post
gallery post
gallery post

Ensinar, trocar, interagir, empreender, ajudar, aprender, inovar, divulgar, testar, compartilhar, colaborar e receber colaborações. A comunidade multidisciplinar online Kolaborativa é um canal e tanto pra quem quer socializar ideias e talentos.

Voltada para profissionais e empreendedores da web, a Kolaborativa é uma comunidade informal, sem fins lucrativos ou registros jurídicos, que junta designers, desenvolvedores de jogos e aplicativos, analistas de mídias sociais ou qualquer outro trabalho ou ideia que envolva o mundo digital.

Um cardápio de opções que oferece programas em vídeo (Kolaborativa TV), grupos de estudo (Akademia), redes de tradução de conteúdos (Traduz), criação de sistemas e plataformas de código aberto (Open Lab) e até um reality show (Imersão) está à disposição dos kolaboradores. A única exigência é… querer “kolaborar”.

A inspiração para o formato veio do movimento Open Source: tudo é documentado e disponibilizado na rede, com acesso livre. Isso pressupõe, além do compartilhamento de criações, a falta de hierarquias nos projetos e a responsabilidade total de cada um sobre as suas atividades na comunidade – que tem participantes de todo o Brasil.

Funcionando desde o início de 2013 no mundo virtual, a comunidade ganhará uma versão em carne e osso (ou melhor, de cimento e tijolo), o Kasarão. O local está sendo construído em Jacarepaguá, na zona Oeste do Rio de Janeiro, com o intuito de abrigar encontros, workshops e atividades da comunidade.

Os planos incluem ainda o lançamento de uma rede social profissional (em que o código também ficará aberto) para que os kolaboradores se voluntariem em projetos open source, sociais ou de empreendedorismo e aqueçam seu network.

Por enquanto, o braço empreendedor da comunidade aposta no workshop Colisões para capacitar “empreendedores solitários” na formação prática de novos times de startups – já que, segundo os organizadores, “um dos primeiros desafios da jornadas do empreendedor é encontrar aliados”.

E por que não se divertir com todas estas possibilidades de troca? Com a palavra, Vinícius Machado, um dos fundadores da Kolaborativa: “no dia a dia mantemos chats com os kolaboradores e esta é a parte mais legal, laços são fortalecidos e as pessoas podem dizer do que gostam e não gostam. Não sei se estamos inovando ao confiar no espírito de colaboração das pessoas, mas estamos felizes desta forma!”.

Pra conhecer mais:
Site: blog.kolaborativa.com
YouTube: youtube.com/user/kolaborativa
Twitter: @kolaborativa
Facebook: facebook.com/kolaborativa

Comentários

comentários